A região da Capadócia, na Turquia, faz parte de um dos destinos das nossas peregrinações. Com cenários naturais fascinantes, rodeados por verdadeiras relíquias históricas, cercadas por uma atmosfera misteriosa e exótica, este lugar concentra, além de muitas paisagens lindas e peculiares, histórias incríveis.
A região fica a 700 quilômetros de Istambul e este destino é lembrado, geralmente, por seus famosos voos de balão. Mas isso não é tudo. Nós, da Peregrina Brasil, separamos cinco curiosidades que você, provavelmente ainda não sabia sobre a Capadócia. Confira:
- Destino Extraordinário
Há quem pense que a Capadócia seja apenas uma cidade na Turquia, mas na verdade, trata-se de uma região, com uma área de aproximadamente 15 mil quilômetros quadrados. O local comporta várias cidades, sendo a mais estruturada delas, Göreme.
As condições desta região são únicas, e um solo vulcânico, calcário e erosivo, foi muito atrativo para as civilizações antigas, que encontraram refúgio e abrigo em construções realizadas nas rochas.
2. Terra de São Jorge
São Jorge, um guerreiro que além de padre também foi um soldado romano e posteriormente, canonizado, tem como sua terra natal a Capadócia. Em Göreme é possível conhecer uma igreja cujo mural representa São Jorge matando com uma lança o dragão, ou segundo a designação da capela, uma serpente.
3. Cidades Subterrâneas
Você sabia que na Capadócia, há mais de 100 cidades subterrâneas? E tem mais! Destas 100, apenas 36 estão abertas para visitação e as demais, permanecem escondidas no subsolo da região.
Este é um dos mistérios da Capadócia, já que até então, não se sabe ao certo qual a real motivação de quem as construiu. As cidades subterrâneas mais famosas da região são Derinkuyu, a mais profunda, que fica a 85 metros abaixo do solo, e Kaymakli, considerada a mais ampla e ambas têm acesso liberado aos turistas.
4. Muitas cerâmicas
O paraíso das cerâmicas! Isso mesmo! Essa atividade não é muito divulgada, mas é muito praticada na região. As peças com pinturas feitas à mão, estão espalhadas pelas ruas da cidade, em lojinhas e ateliês que permitem até mesmo que o turista conheça o processo de produção das peças. E há também, museus que apresentam toda a história desta arte tão especial e preservada na época atual.
5. Clima
O clima da Capadócia é continental, ou seja, são verões secos e quentes, e invernos bem gelados, até mesmo com neve. Chove pouco e a região é bem quente, se aproximando de um clima desértico. Quem for no Verão, que vai de junho a agosto, período previsto para nossa Peregrinação Caminhos de São Paulo, com o Padre Evandro Landri, vai encontrar dias quentes, e noites mais frias.
Gostaram das curiosidades? Ainda dá tempo de ver tudo isso de perto com a gente! Veja nossos roteiros clicando no link a seguir: https://peregrinabrasil.com.br/tour/peregrinacao-caminhos-de-sao-paulo/.